-

01 Mar 2013
0

 

 BENTO XVI – SÉ VACANTE - CONCLAVE

“Em 19 de abril de 2005, Sua Santidade se inseriu na longa cadeia de Sucessores do Apóstolo Pedro e hoje, 28 de fevereiro de 2013, está prestes a deixar-nos, à espera que o timão da barca de Pedro passe a outras mãos. Assim, prosseguirá a sucessão apostólica, que o Senhor prometeu à sua Santa Igreja, até quando se ouvir sobre a terra a voz do Anjo do Apocalipse que proclamará ‘Já não haverá mais tempo... então o mistério de Deus estará consumado’ (Ap 10, 6-7). Terminará assim a história da Igreja, com a história do mundo, com o advento de novos céus e terra nova.” (Card. Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício, quando saudou o Papa Bento XVI, na Sala Clementina)


Prezados irmãos presbíteros, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e todo o povo fiel.

Nós também queremos expressar toda a nossa gratidão ao nosso queridíssimo Bento XVI, por todo o bem que fez à Igreja e a toda sociedade. Certamente, seus escritos, suas homilias, seus discursos, suas orações e, especialmente, seu testemunho de amor a Jesus e à Igreja, sempre com um afeto incondicional e uma capacidade de acolhida carinhosa sem exceção, muito nos enriqueceram.

Cheios de esperança e em atitude de oração, vamos interceder pelos Cardeais que, nos próximos dias, se reunirão em Conclave. Que, na continuidade do caminho, no seguimento de Cristo, iluminados pelo Espírito Santo e sob a proteção da Virgem Maria, possam escolher o novo Papa que ajudará a Igreja a ser mais intensamente o que sempre foi chamada a ser: fiel discípula do Senhor e sinal visível do Reino de Deus no mundo. O próprio Bento XVI, disse em sua última alocução aos cardeais que "a Igreja não é uma instituição excogitada, mas uma realidade viva. Ela vive do decorrer do tempo, transformando-se, mas em sua natureza permanece sempre a mesma. O seu coração é Cristo". Neste período de Sé Vacante, intensificando nossas orações pela Igreja, que Deus derrame sobre todos nós abundantes graças e bênçãos para que o amor de Cristo nos renove e nos transforme nele para que cada vez mais fervorosamente permaneçamos com ele.

Atendendo o apelo da CNBB, que “O espírito de comunhão, especialmente durante esse tempo litúrgico da Quaresma, torne fértil o ambiente de nossas comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa “PELA ELEIÇÃO DO PAPA”, a “ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO”, a exortação aos fiéis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa, e nos coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz”.

Usemos também do Santo Rosário, oração tão querida de Bento XVI, e contemos com a intercessão da Mãe de Jesus, presente na Igreja desde o seu início.

Seja Deus glorificado por este momento eclesial tão edificante que estamos vivendo.

Deus abençoe a todos.

Dom Celso A. Marchiori
Bispo Diocesano de Apucarana


Comentários